
Dakar: 5º dia, metade do Rally alcançado
11 de janeiro de 2019Chegamos à metade do Rally Dakar
Etapa #5 – Tacna-Arequipa (Maratona) Carros, Caminhões e UTVs Ligação: 196 km
Trecho cronometrado: 519 km
Total: 715 km
A especial foi interrompida no km 425 por segurança. Havia muita neblina dificultando a visualização dos pilotos.
Carros:
Sebastian Loeb venceu mais uma. Após seu navegador, Daniel Elena, reclamar muito da organização da prova, a dupla superou os adversários para chegar na frente dessa etapa. Os dois estão em quinto na classificação geral, que segue liderada por Nasser Al-attiyah do Catar.
Caminhões:
O líder da classificação geral, Eduard Nikolaev, voltou a vencer após duas etapas aumentando novamente para mais de 10 minutos a sua vantagem para o segundo colocado.
Andrey Karginov, que havia vencido as duas últimas etapas, atropelou um espectador e foi desclassificado pela organização da prova.
“O concorrente foi excluído do rali pelo júri dos comissários por não parar para prestar assistência ao espectador lesionado” Dizia o comunicado oficial.
UTVs:
Varela e Gugelmim vinham liderando boa parte da etapa, mas no momento em que foi interrompida devido à neblina estavam à pouco mais de 1 minutos atrás da dupla chilena, Rodrigo Moreno e Jorge Diaz.
Etapa #5 – Moquegua-Arequipa (Maratona) Motos
Ligação: 431 km
Trecho cronometrado: 345 km
Total: 776 km
Motos:
Sam Sunderland venceu sua primeira especial no Dakar, após perder mais de 10 minutos para socorrer Paulo Gonçalvez, a organização devolveu esse tempo perdido na assistência ao companheiro de prova. Sam está à 59 segundo do líder, Ricky Brabec, no geral.
O português Paulo Gonçalves sofreu um acidente no km 155, sofrendo um traumatismo craniano leve e uma fratura na mão.
O Ralli Dakar tem um dia de folga esse sábado e retorna com a 6ª etapa de especiais no domingo 13/01.